top of page
Tomar

Cidade Templária de Tomar promove a sua

XXI Mostra de Lampreia

Para os apreciadores, está a chegar o momento mais desejado do ano, aquele em que a lampreia regressa às mesas dos restaurantes especializados. Água na boca que poderia acabar num engolir em seco, devido às restrições a que obriga a pandemia. Mas fiquem descansados todos aqueles que já sonhavam com este sabor único, pois em Tomar a Mostra da Lampreia vai ser uma realidade, apenas restringida a que a iguaria seja degustada na segurança da casa de cada um, após adquirida através de take away.

Assim, de 27 de Fevereiro a 31 de Março, há quatro restaurantes e nove pastelarias aderentes a esta iniciativa organizada em parceria com o Município de Tomar, onde pode encomendar a sua lampreia e também a respetiva sobremesa, este ano com uma presença significativa de estabelecimentos da zona sul do concelho, onde a lampreia é pescada no troço final do rio Nabão.

São eles, o Adhoc (na Rua Voluntários da República, em Tomar), A Lúria (na Portela de S. Pedro), O Picadeiro (no Alvito) e o Retiro da Águia (no Falagueiro, freguesia de Asseiceira). Destes, o primeiro e o último implicam reserva de véspera.

As pastelarias são A Padaria Antiga (na Linhaceira), o Pic-Nic Alameda (na Alameda 1 de Março, em Tomar), Pimpinela (na Rua Amorim Rosa, Tomar), Templária (Rua 10 de Agosto de 1385, Tomar) e os cinco estabelecimentos Tropical (R. Professor Andrade, Av. D. Nuno Álvares Pereira, Rua Fábrica da Sola, Av. Marquês de Tomar e Centro Comercial Lidl, todos na cidade).

Consulte o folheto em www.cm-tomar.pt para ter acesso a todas as informações. E bom apetite!

Próximo evento: Informação indisponível.

Vila Nova da Barquinha

Vila Nova da Barquinha

XXVIII mês do Sável e da Lampreia

De 19 de Fevereiro a 27 de Março o peixe do rio vai animar a gastronomia no concelho de Vila Nova da Barquinha.
 

Nesta época do ano estas espécies sobem as águas do Tejo, dando origem a sabores únicos, confecionados de acordo com receitas centenárias. Este verdadeiro festival da gastronomia ribeirinha, fruto da parceria do Município com os restaurantes, tem como principal objetivo difundir a cozinha típica e tradicional de um concelho banhado por três rios – Tejo, Zêzere e Nabão – e cuja história está intimamente ligada à atividade piscatória.

O Mês do Sável e da Lampreia é já uma tradição anual neste concelho ribeirinho, animando a restauração e atraindo milhares de visitantes a um território onde se pode visitar o Castelo de Almourol, a Igreja Matriz de Atalaia, o Centro de Interpretação Templário, o Parque de Escultura Contemporânea, o Centro Integrado de Educação em Ciências ou o mais recente Trilho Panorâmico do Tejo, entre outras atrações.

Iguarias como Açorda de Sável e Arroz de Lampreia, entre outras receitas tradicionais, são servidas à mesa dos restaurantes aderentes: 

. Almourol (Tancos). 
Pratos – Lampreia com arroz de cabidela, Lampreia com batatinhas em forno de lenha, Arroz de cogumelos com lampreia, Sável frito com açorda de ovas;

 

. STOP (Atalaia). Pratos – Sável frito com açorda de ovas, Lampreia com arroz de lampreia;


. Trindade (V. N. Barquinha). Pratos – Arroz de Lampreia, Lampreia à Bordalesa, Açorda de ovas com sável frito;


– Loreto (V.N. Barquinha). Pratos por encomenda – Arroz de lampreia, Sável frito com açorda de ovas.

Vila Nova da Barquinha - Sável e Lampreia
Mação

Lampreia volta a ser a rainha à mesa do concelho de Mação

Ela está aí novamente para deleite de todos os apreciadores. Falamos, claro, da lampreia.

A Câmara Municipal de Mação vai retomar este ano o Festival da Lampreia. A última edição foi em 2020, interrompida depois devido à pandemia. Vasco Estrela, presidente da Câmara, disse pensar “haver condições para retomar o Festival” por considerar “importante que o façamos”.

O autarca destacou a importância do evento para “promovermos o concelho, para promovermos os nossos produtos e os nossos restaurantes. O Festival da Lampreia serve também, segundo presidente da Câmara, “para os ajudar a ultrapassar esta fase difícil que estão a viver. Seguramente que o mês de janeiro e a última quinzena de dezembro foram complicados porque jantares e Natal houve poucos ou nenhuns. As pessoas inibiram-se de ir aos restaurantes e a situação não estará muito agradável para estes agentes económicos”.

A apresentação do Festival da Lampreia, edição de 2022, está agendada para 21 de fevereiro.

Festival da Lampreira - Mação
Salvaterra de Magos

Enguia vai estar à mesa em março em Salvaterra de Magos

Para além da gastronomia, decorre ainda a terceira edição da Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais.

De 15 de Maio a 15 de Junho a enguia volta a ser o prato forte no concelho de Salvaterra de Magos com a realização de mais uma edição do Mês da Enguia. Enguias fritas com arroz de feijão, ensopado de enguias, caldeirada de enguias ou enguias grelhadas são algumas das várias formas de cozinhar o petisco e que vão constar nas ementas.

Restaurantes aderentes: "A Casinha"; "A tasquinha do Marujo - Páteo dos Leitões"; "Adega da Rosa"; "Dom Roberto"; "Flor da Vila"; "O Bom Garfo"; "O Canto do Vaz"; "O Escaropim"; "O Pinto"; "Parque Real - café snack-bar"; "Quinta da Barragem"; "Quinta do Parque Real"; "Tasca"; "Tira Picos"; "Zé da Marreta" e ainda "Zé do Moinho".

Próximo evento: Informação indisponível.

bottom of page